Dicas para poupar as Baterias

Dicas para poupar as Baterias

Uma bateria de lítio é cara e na maior parte dos telemóveis, como por exemplo no iPhone, é difícil de substituir, de forma que a melhor forma de evitar a sua substituição é preveni-la!

A degradação das baterias de lítio acontece pelos sucessivos ciclos de carga, quanto mais carregarmos a nossa bateria mais ela se vai degradar, daí a importância de poupar a mesma. Segundo os fabricantes após aproximadamente 400 ciclos de carga, a capacidade de uma bateria de lítio poderá diminuir cerca de 20%, o que quer dizer que só poderá armazenar 80% da energia que acumulava originalmente e continuará a degradar-se com os sucessivos ciclos de carga. Efetivamente o que se verifica é que mesmo com todos os cuidados acrescidos as baterias de lítio degradam-se muito mais rapidamente do que os fabricantes afirmam.

Dicas importantes para que a sua bateria dure mais…

  • Dark Mode é que está a dar 😉! – Sim de facto alem de ser moda, optar pelo modo ou tema escuro pode reduzir o consumo energético.
  • Desligue as ligações rádio wireless desnecessárias. Muitas das vezes temos o Bluetooth o Wireless (rede sem fios) e até mesmo o NFC sempre ligados mesmo quando não os utilizamos.
  • Muito importante as baterias de lítio não têm efeito memória, portanto descarregar a Bateria totalmente é completamente errado sendo preferível recarregá-la quando atingir cerca de ¼ da sua capacidade e assim sucessivamente.
  • Evite deixar o seu telefone em zonas muito frias ou quentes por exemplo expostos ao sol.
  • Deverá sempre utilizar carregadores originais ou de marcas especializadas nestes acessórios. Um mau carregador poderá danificar a bateria.
  • Carregar no carro é mais lento e prejudicial para a bateria do seu telemóvel porque a intensidade e voltagem não são estáveis oscilando muito, provocando picos que poderão danificar irreversivelmente a sua bateria
  • Poderá também carregar o seu telemóvel ou outro dispositivo no computador mas o carregamento é sempre muito mais lento porque a intensidade da corrente é de apenas 500mA. Tal como no automóvel a corrente também pode sofre variações de voltagem e intensidade devido a utilização do mesmo.
  • Ao contrário do que se pensa os equipamentos desligados (com as baterias sem consumo) degradam na mesma as baterias
  • Diminua o brilho do ecrã, muitas das vezes sem nos apercebermos temos um brilho demasiado intenso do ecrã sem necessidade, o que provoca um consumo acrescido de energia.
  • Por último, praticamente todos os telemóveis atuais têm um modo poupança de energia e se estiver confortável com este modo pode sempre liga-lo permanentemente e poupar muito a bateria
  • Reduza o tempo limite de bloqueio automático do ecrã.
  • Opte por uma imagem de fundo escura
  • Desative as notificações de todos os programas e aplicações que não julgar importantes

Por último

As versões atuais do iOS tem um aplicativo que permite verificar o estado da bateria, bem como imitem relatórios que nos permitem verificar quais ou qual a aplicação que está a “drenar” mais a bateria e assim dar-lhe a possibilidade de alterar a forma como esse aplicativos funcionam. Para Android há vários aplicativos na Play Store que poderão ser úteis.

Artigo anterior Como Funciona organizador de chaves Wunderkey ?
Próximo Artigo Um produto, uma árvore!

Comentar

Comentários terão de ser aprovados para serem publicados

Campos Obrigatórios